sexta-feira, 4 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FISÍCOS NA VIDA DO SER HUMANO

Na correria do dia a dia muitas pessoas vem deixando de lado a vida esportiva e desencadeando doenças que poderiam ser evitadas.                                     

                         Foto: Globo.com                                                                        
A pratica de exercícios físicos deve ser feita regularmente

     Que trabalhar o corpo é necessário, isso todo mundo já sabe. Mas porque será que muitos ainda continuam levando uma vida sedentária? A falta de exercícios pode provocar malefícios a saúde como obesidade, estresse e etc. Diferente dos anos 80, onde aparecer fumando era sinônimo de classe. Hoje está fora de moda.
O tabagismo está ligado ao sedentarismo, e como estamos vivendo na geração saúde, isso não cabe mais. Existem muitos motivos para começar a adotar a prática da atividade física. O aumento da auto-estima, uma maior capacidade de memorização,o aumento dos níveis de HDL, que está ligado diretamente ao colesterol, a diminuição da depressão, a diminuição dos riscos de doenças crônicas como a diabetes, o retardamento do envelhecimento, o fortalecimento dos ossos, um sono melhor e a diminuição do estresse e da ansiedade são alguns itens que podem ser destacados para aqueles indivíduos que praticam exercícios.
     Para aqueles que estão começando, existem alguns critérios essênciais para se conseguir um bom condicionamento físico. Fazer uma avaliação para saber o nível de condicionamento do corpo, a freqüência e a intensidade, são muito importantes para saber qual será o tipo de treinamento indicado para cada caso. Nos exercícios aeróbicos por exemplo, a freqüência deve ser de, no mínimo, três vezes por semana. Mas quase tão importante quanto a prática e a prevenção dos danos que possam aparecer, fazer alongamentos antes e depois dos treinos são muito importantes para evitar contusões e luxações, principalmente naqueles que não praticam exercícios com uma certa freqüência.
     A musculação por exemplo, é indicada até para quem já pratica esportes, os atletas sabem a importância dos exercícios com peso já que este é responsável por uma série de vantagens para o corpo. Qualquer um pode fazer musculação desde que seja acompanhado por um profissional e que tenha realizado um exame médico. Muitas pessoas que fazem o treino por conta própria começam a sentir dores principalmente na coluna.

                                                                                                Foto: Brigida Fagundes
Cuidar do corpo é fundamental para garantir boa forma, saúde e disposição.

     O fisioterapeuta Francisco Miguel Pinto, do Rio de Janeiro, diz que os professores devem ficar sempre de olho na postura dos alunos “ Quando o peso é excessivo eles entortam o corpo para conseguir levantá-lo”, diz ele.
Para os especialistas, não existe uma idade certa para começar a malhar, mas o ideal é já estar com os músculos totalmente formados, fora isso não existe restrição. Por isso para aqueles que ainda não aderiram a vida saudável, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo.