Personalidades e artistas contam o que fazem pelo meio ambiente para melhorar os danos causados pela falta de consciência mundial.
A humanidade encontra-se em uma situação delicada em relação ao meio ambiente. Fala-se que em 20 anos, a água potável será escassa para boa parte da população do planeta. Algumas cidades como São Paulo, já começaram a sentir uma crise em relação a isso. Até a produção de alimentos vem sendo prejudicada devido às altas temperaturas e mudanças climáticas.
Nessa luta mundial, algumas personalidades e artistas servem de exemplo, como a apresentadora Fernanda Lima que adotou um estilo de vida saudável respeitando a natureza “Eu faço muita coisa e uma delas é usar lixo orgânico pra adubo, faço um buracão, vou jogando tudo lá dentro e depois eu deixo a terra lá parada e uso pra adubar”. O marido de Fernanda o ator Rodrigo Hilbert não fica atrás quando o assunto é sustentabilidade, “A gente separa lixo em casa. Não joga lixo na rua. Fico chateado quando vejo alguém fazendo isso. Geralmente você vê sempre um cara passeando de carro, abrindo o vidro e jogando uma latinha pra fora. É um absurdo e o mínimo que uma pessoa pode fazer. E a gente está se ferrando cada vez mais com isso. O inverno está ficando cada vez mais quente. A chuva está machucando muita gente. Agora é o meu estado que está passando por isso. Perto da minha casa o rio está cheio. Isso é tudo porque a galera não cuida.” Já a atriz Aline Moraes conta que tem sua própria horta em casa “Separo lixo, economizo água. Não deixo a luz acesa em casa. Tenho essa mania na casa dos meus amigos. Tenho minha horta em casa, minha acerola, meu cocô, minhas bananas, minhas verduras.”
Foto: Caras Online
Aline Moraes diz fazer sua parte em relação ao meio ambiente
Para muitos a situação é um paradoxo. Hoje, temos mais informações do que nunca sobre questões ambientais. Cada vez mais pessoas e organizações estão interessadas em ver a recuperação do meio ambiente, mas ao mesmo tempo, muitos caminham na contra mão e ainda não se deram conta da gravidade da situação. Para se ter uma idéia, os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população mundial.
O Lixo eletrônico, a partir do momento em que estes elementos tóxicos são enviados para lixões e contaminam tanto o solo como a água, todos aqueles que se utilizam dessas fontes será contaminado pelos detritos. Para celulares, procure sempre as revendedoras de sua operadora. As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Se você está em dúvida sobre qual tipo de pilha pode descartar, o primeiro passo é verificar a embalagem, ela informa se aquele produto deve ou não ser jogado fora em lixo comum. Cerca de um terço das pilhas vendidas no Brasil são alcalinas, não contêm metais pesados em sua composição e podem ser descartadas no lixo doméstico.
Pilhas comuns e recarregáveis, por sua vez, têm cádmio, chumbo e mercúrio, substâncias não biodegradáveis que em hipótese alguma devem chegar ao solo ou à água. Portanto, também vale a pena verificar se há presença desses metais na composição do produto antes de simplesmente jogá-lo fora. Quando encaminhadas aos fabricantes, essas pilhas são destinadas à reciclagem ou a aterros industriais especialmente preparados para receber esse tipo de material. Então, o melhor a fazer e devolve-las ao fabricante.
Os eletrodomésticos podem ser doados para pessoas carentes, ou locais em que as peças possam ser reutilizadas para arrumar outros aparelhos com defeito. É preciso ter em mente que muitas pessoas podem precisar daquilo que para nós é considerado obsoleto.
Conheça o tempo de decomposição desses materiais:
PAPEL 3 MESES A VÁRIOS ANOS
CASCA DE FRUTAS 3 A 12 MESES
MADEIRA 6 MESES (em média)
CIGARRO 1 A 2 ANOS
CHICLETE 5 ANOS
LATA DE AÇO 10 ANOS
NYLON 30 ANOS
EMBALAGEM LONGA VIDA + DE 100 ANOS
PLÁSTICOS + DE 100 ANOS
PNEUS + DE 100 ANOS
LATAS DE ALUMÍNIO + DE 1000 ANOS
VIDRO + DE 10000 ANOS
Fonte: www.lixo.com.br Foto: Paula de Almeida
Exemplos de latões de lixo reciclável


