segunda-feira, 31 de maio de 2010

VIVER E RESPIRAR

“É direito de nascimento de todo ser humano ter um corpo livre de doenças e uma mente livre de estresse, no entanto, nem em casa, nem na escola nós aprendemos a lidar com as emoções negativas.” Sri Sri Ravi Shankar
Fonte: planetaemagrecimento.blogspot.com

     Respirar...não há nada mais natural para o ser humano. No entanto, essa função essencial, quando bem utilizada, pode se transformar em uma fonte de serenidade, saúde e beleza para pessoas de todas as idades. Cada vez mais, a moderna medicina confirma que a saúde, a qualidade e até a duração da vida humana são diretamente influenciadas pelo nosso estado mental e emocional. Nossos pensamentos e emoções afetam diretamente o cérebro e as funções do nosso organismo. É desta maneira que o estresse provoca alterações significativas na fisiologia e afeta a nossa saúde física e mental.
     Estudos recentes têm confirmado que a respiração pode ser utilizada como uma ferramenta efetiva para eliminar o estresse e as impurezas do organismo, melhorar a saúde e trazer mais clareza e concentração à mente. Mais de 80% das impurezas e toxinas presentes no corpo podem ser eliminadas através da respiração, porém a maioria das pessoas utiliza somente 35% de sua capacidade pulmonar. Além disso, há outro aspecto na respiração que precisa ser considerado. Cada emoção gera um ritmo correspondente na respiração, por exemplo, se estamos com raiva nós respiramos de uma forma, quando estamos alegres, respiramos de outra forma. Por isso, podemos inverter essa lógica e usar a respiração para lidar com a mente e as emoções. Um maior conhecimento e uso adequado da respiração podem influenciar de maneira positiva nosso estado físico, mental e emocional e melhorar significativamente a qualidade de nossas vidas.
     Uma técnica desenvolvida na Índia pelo fundador da Arte de Viver, Sri Sri Ravi Shankar, e praticada no Brasil, ensina como utilizar 100% dos pulmões. O Curso da Arte de Viver é um programa prático e dinâmico, convenientemente planejado em seis sessões consecutivas. Nele são aprendidas poderosas e efetivas técnicas de respiração, meditação e relaxamento que ajudam o indivíduo a lidar melhor com o estresse e os desafios do dia-a-dia, proporcionando uma vida com mais qualidade, tranqüilidade e alegria. O ponto alto do curso é a revolucionária técnica de respiração denominada Sudarshan Kriya. A técnica já foi difundida em 150 países, atingindo mais de 20 milhões de pessoas beneficiadas em todo o mundo, o programa é creditado pelas Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os Benefícios são:

- Redução do nível de estresse
- Melhora da saúde e do bem-estar físico e mental
- Mais harmonia e tranqüilidade
- Maior eficiência, criatividade e entusiasmo
- Elevação do estado de consciência e maior clareza mental
- Controle da ansiedade e da depressão

     O poder da respiração pode ir muito além de purificar a mente e eliminar o estresse do cotidiano. Através de uma boa respiração é possível, inclusive, tratar doenças graves, como o câncer.
Usufruir de todos esses benefícios e comprovar as promessas da técnica tem seu preço. Por dezoito horas de curso, divididas em seis dias, o candidato pode pagar até R$ 350. A tabela de preços leva em conta a faixa etária. Mas a partir de 30 anos, todos pagam o mesmo valor.
A contrapartida para o investimento é que os resultados são imediatos, garante a aluna Isabel Clark. "Na primeira vez que pratiquei o Sudarshan Kriya, já me senti mais calma mentalmente, mais leve e centrada emocionalmente. O curso me fez muito bem e com certeza fará muito bem para qualquer um que fizer." 

                                                                      Foto: Luciana Malavasi
Alunos do Arte de Viver aprendendo técnicas de respiração


Leia Mais…